segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

...

Há uns dias, coloquei esta música na grafonola cá do blogue



e pensava eu que teria alguns comentários (na realidade, tive, mas por "motivos técnicos"...). Quer isto dizer que tenho leitores muito jovens, de fraca memória, ou no 'leitores' at all?

Este tema era o genérico do programa Dois Pontos, na viragem dos anos 70 para os 80, no antigo Programa 4 da RDP, mais tarde Rádio Comercial.
Era em FM Estéreo, novidade à época, e foi nele que gravei as primeiras cassetes audio. Foi nele, penso, que me formei musicalmente.
O Dois Pontos seria hoje um programa impossível - passava discos inteiros (no tempo dos LP...), sem anúncios nem gente a falar por cima. E às vezes chegava a fazer ciclos - era possível gravar (em boas condições, quando o emissor assim o deixava, o que era raro) a discografia completa dos Doors, dos Pink Floyd, os melhores discos dos Stones. Foi aí que ouvi, pela primeira vez, Randy Newman, Genesis, Fats Domino, The Who. Tenho ainda algumas "jóias" em cassete...
O programa teve alguns anos (poucos) e ia mudando de estilo conforme mudava de apresentador. Uma enciclopédia ao vivo (vale a pena recordar que, nessa altura, numa pequena cidade de província, mal havia gira-discos, quanto mais discos... quanto mais para um adolescente de uma família remediada).

Lembrei-me do Dois Pontos porque a Rádio Comercial parece que está a fazer anos e pede aos ouvintes as suas melhores memórias.
Da Rádio Comercial tenho boas e más. Ficam para outra altura. Hoje apeteceu-me falar das memórias da pré-História da Rádio Comercial.

2 comentários:

  1. o dois pontos e o "homem no tempo" do João de Sousa Monteiro. Hoje não suporto a rádio comercial.

    ResponderEliminar
  2. Recordo este tema de Leo Kottke. Um outro indicativo do programa foi "Little Martha" dos Allman Brothers. Mas há um, usado por volta de 74, 75, 76 (tempo do Jaime Fernandes, acho) cujo interprete já não me recordo. Haverá alguém que ajude?

    ResponderEliminar