quinta-feira, 20 de agosto de 2009

...

Cara Eduarda M. Castro
Nas eleições de 27 de Setembro, a escolha de um primeiro-ministro, ou, se quiser, de um governo, está limitada a duas alternativas - José Sócrates ou Manuela Ferreira Leite. Eu sei que para algumas pessoas isto é difícil de engolir, mas esta é a realidade. Vê mais alguma hipótese?
Das mesmas eleições, apenas podem sair cinco governos: maioria absoluta PS; maioria absoluta PSD; coligação PSD/CDS para garantir maior absoluta; governo minoritário PSD; governo minoritário PS. Novamente, se tiver mais algumas sugestão, esteja à vontade...
As condições de governabilidade e durabilidade dos dois últimos cenários são escassas. E, obviamente, o cenário ideal para o PCP (e para o BE) seria um governo minoritário do PS. Não porque o PCP ou o BE estejam sequer disponíveis para influenciar a política de um governo desses, mas simplesmente porque esse seria o cenário ideal para alimentar a megalomania de que, representando por junto menos de 20% do eleitorado, a "Esquerda autêntica" pode governar Portugal (isto, é claro, no cenário lírico de que seria possível o entendimento interno desses 20%).
E é por tudo isto que não me parecem existir quaisquer dúvidas de qual deve ser o voto de quem quer um governo de esquerda - sem adjectivos, simplesmente esquerda - em Portugal.

[Eu sei que a Eduarda e o Vítor Dias não concordam com nada disto. E até conseguiria deixar aqui a vossa contra-argumentação. A chatice é que a história e os resultados de 27 de Setembro vão insistir em dar-me razão.]

4 comentários:

  1. Uma coligação PS/PSD tb é uma forte possibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Eduarda M. Castro responde:

    O seu comentário é típico de quem uma tese na cabeça e nada por mais argumentado ou demonstrado o faz sair dela.

    Não fez o que se lhe pedia: demonstrar onde está qualquer falsidade concreta nos três argumentos de Vítor Dias.

    Só quer o PS como partido mais votado. Isso há-de lhe servir de muito se PSD e CDS tiverem uma maioria absoluta pós-eleitoral. E mesmo que não tenham, então 0 PS anda pedir o «voto útil de esquerda» para depois se ir entender ou com o PSD ou com o CDS nas votações mais importantes.
    Olhe que bonita perspectiva para os eleitores do PCP e do BE !

    ResponderEliminar
  3. - A coligação PS/PSD (ou vice-versa) parece-me pouco provável.
    - Cara Eduarda, eu tenho uma tese na cabeça, como o Vítor Dias também tem; não tenho de seguir a linha de raciocíno do VD; as contas do VD (e as suas) baseiam-se na ideia de que PCP e BE podem contribuir para uma solução de Governo, o que obviamente é desmentido pela realidade; a bonita perspectiva dos eleitores do PCP e do BE é o de votarem em partidos que nunca participarão em qualquer governo, não têm qualquer perspectiva construtiva, mas apenas servem de bloqueio (isso nada tem de mal em democracia, não vale a pena é fingir o contrário).

    ResponderEliminar
  4. Como podemos votar num partido cuja lider que vai ser primeira ministra não aparece , não fala, e não tem ideias (só aparecem "rangeis" e "brancos" e assessores do PR)?????????

    ResponderEliminar