sexta-feira, 3 de abril de 2009

...

Acho que temos que bater no fundo para recomeçar, penso que a sociedade que construímos está a terminar. Vai ter que se criar uma nova ordem social, uma nova ordem económica, os valores que até há pouco tempo eram deuses... os deuses caíram do altar e escaqueiraram-se. Algumas profissões, como aquelas fantásticas da bolsa em que se trabalhava até aos 35 anos, estão a acabar. Talvez nos tivéssemos afastado demasiado da dimensão humana, ido longe de mais, e estejamos a descer ao real, a voltar a olhar para as pequenas empresas, para a micro-sociedade, para o vizinho do lado, para a criança, para a escola. Neste momento, há uma grande desorientação e desejo de salvar o que está, mas penso que o que está terminou; que temos de construir um novo modelo, mais próximo e mais humano. Talvez este modelo em que vivíamos fosse demasiado desumano.

Simonetta Luz Afonso, Jornal de Negócios, 3 de Abril de 2009

4 comentários:

  1. É difícil não concordar. Realmente é necessário ir ao fundo para começar de raiz algo melhor.
    O pior é que há imensa gente a sentir ferozmente na pela as consequências desta crise. São os jovens que tentam iniciar uma vida activa e procuram alguma estabilidade financeira; são as famílias que viram o seu poder de compra reduzido drasticamente; são os idosos que vivem os anos de ouro em condições precárias.
    Mas do fundo do poço o caminho só se faz num sentido, para cima!

    ResponderEliminar
  2. nada tem a ver com isto mas António Borges, oportuno, naqueles dias mais rijos, salvo erro da nacionalização do BPN, veio para a televisão falar na necessidade da segurança social ser entregue aos privados. não me recordo em que moldes mas que o disse, disse!

    ResponderEliminar
  3. será que quem vive nas quintas das marinhas ainda vai ter mãos para cavar? pelo menos têm a terra nem que seja a do green do golfe.

    o valor real das coisas reais.
    os político produzem o quê?

    a maioria de nós, o que produz? nada. alguma coisa tem que mudar.

    ResponderEliminar