terça-feira, 15 de março de 2011

...

o continente desencadeou hoje uma avassaladora campanha publicitária, com a ocupação da quase totalidade das capas dos jornais (a curiosa excepção foi a do publico, que ja estava com a mcdonalds), a compra maciça de espaço em horário nobre nas televisões, e a propagação viral por tudo quanto é site influente em portugal. pela primeira vez, confesso, tive alguma dificuldade em lidar com os sites de informação, tal era a omnipresença do continente.
vem a isto a propósito de uma previsão privada (uma das minhas especialidades recentes), que apontava para as dificuldades acrescidas que iriam viver os media neste ano de claro aperto (com as empresas, a começar pelas públicas, com o budget de promoção bastante 'racionalizado').
acontece que esta campanha do continente (e a guerra que vai manter com o pingo doce) e mais algumas campanhas a que já assisti desde o início do ano (de automóveis, por exemplo) estão a pôr em causa essa minha previsão. e, pelos vistos, sempre é verdade que as épocas de crise são também épocas de grandes oportunidades.
estou muito curioso acerca da forma como vai evoluir o mercado publicitário nos próximos tempos e, especialmente, o modo como ele vai influenciar a sobrevivência dos media mais frágeis.

1 comentário:

  1. A "maluca" da publicidade em tempos de crise...

    Apertam os cintos e a reacção imediata das marcas é cortar, cortar e cortar sendo a publicidade uma das primeiras áreas afectadas. Mas o facto é que cortando nesta área, as marcas deixam um espaço vazio na mente dos consumidores e permitem que a concorrência mais ousada avance no seu território. Nesse sentido uma marca com solidez e fluidez financeira se não aproveitar o tempo de crise é um pouco tótó. Como em tudo na vida, é preciso coragem e uma pequena dose de risco...

    Prevejo um aumento significativo de publicidade online (já que consegue medir melhor resultados) e o mundo publicitário em contra corrente...bem mas também não te disse nada de novo acho...
    a não ser um olá!
    :)

    ResponderEliminar