segunda-feira, 16 de novembro de 2009

...



O suplemento de fim-de-semana de The Times elegeu os 100 melhores livros da década e A Estrada, de Cormac McCarthy, ficou em primeiro lugar.
A Estrada (2006) talvez tenha sido o livro que mais me marcou. Digo "talvez" porque fujo de julgamentos definitivos e também porque as circunstâncias de leitura - e estas especialmente - podem afectar determinantemente o juízo de valor.

The Road foi adaptado ao cinema por John Hillcoat, com estreia prevista para Janeiro [na foto, Viggo Mortensen e o filho Kodi Smit McPhee].
O livro é já um argumento para cinema, sabendo-se à partida que para a tela apenas passará a história, dependendo da realização o êxito na captação de toda a sua densidade. Mas há na construção do livro algo que só à literatura diz respeito. Não há filme que capte aquela atmosfera, aqueles diálogos, aquela respiração/pontuação.

[A lista do Times é quase totalmente anglo-saxónica. Um critério tão válido como outro qualquer. Os membrosdo júri do Nobel podem comprová-lo.]

1 comentário:

  1. É a primeira vez que passo por aqui! e vejo a frase refrente A Estrada "..talvez tenho sido o livro que mais me marcou" pois para mim também, conheço muito poucos que já o leram! Não vi o filme, tenho-o todo na minha cabeça!

    ResponderEliminar